quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DIA DO FOLCLORE

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".


Para que serve?

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.



Qual a origem da palavra "folclore"?

A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fato histórico do dia 21 de agosto

Maluco Beleza







Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas, um dos grandes músicos brasileiros. "Raulzito" gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. Seu estilo fundiu o rock com todos os ritmos brasileiros, do xote ao baião.

Saiba mais sobre o musico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Você Sabia que hoje 08/08 e comemorado o dia do Balonismo.








História

O primeiro a realizar experimentos com um balão para que este se tornasse um meio de transporte foi o jesuíta brasileiro Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como o "Padre voador". Iniciou seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção à família real portuguesa. Diz-se que ele conseguiu voar num balão cerca de um quilómetro (desde o Castelo de S. Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa), no entanto não existem provas documentais. Apenas em 1783 foi documentado um balão capaz de transportar pessoas, sendo eles os irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier em 1783.

Tipos de balões

Há três tipos principais de balões:

             Balões de ar quente: obtêm seu poder de flutuação através do aquecimento do ar em temperatura ambiente. Eles são os tipos de balões mais comuns atualmente.
             Balão a gás: são balões enchidos com um gás não aquecido tal como:
-Hidrogênio - não usado em aeronaves desde o desastre de Hindenburg devido a sua inflamabilidade, mas é ainda utilizado largamente no balonismo amador, alguns grandes balões científicos não tripulados e praticamente usado universalmente em balões meteorológicos.
-Hélio - o gás utilizado para todos os dirigíveis e para a maioria dos balões dirigíveis nos Estados Unidos.
-Amônia - infrequentemente usado devido suas características cáusticas e limite da altura atingida.
-Gás de carvão - utilizado no princípio do balonismo, altamente inflamável.
             Balões de Rozier: utilizam ambos gases aquecidos e não aquecidos para subir. O mais comum uso moderno desse tipo de balão é em recordes de voos a longa distância tais como as recentes circunavegações em balões.

Fonte - Wikipedia

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saiba um pouco do Dia dos Pais

O dia dos pais e comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto, por causa do publicitário Sylvio Bhering que comemorou o primieor dia  dos Pais em 1953 e uma data estritamente comercial, pois não tem um significado simbólico. A história nos conta que em 1909, nos Estados Unidos, Sonar Luize quis homenagear seu Pai por ter criado ela, seus irmão e irmãs sozinhos. Sua mãe morreu durante o parto do sexto filho. Nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho.

No entado o verdadeiro dia dos pais deveria ser comemorado como em Portugal no dia  19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo). O modelo de Pai que devemos seguir e honrar.



Outros países que comemora no terceiro domingo de Junho são:

África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Malásia, Malta, México, Paraguai, Peru, Reino Unido, Turquia, Uruguai e Venezuela.

Países que celebram em outras datas:

•    Alemanha: 20 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
•    Áustria: segundo domingo de Junho
•    Austrália: o primeiro domingo em Setembro
•    Bélgica: dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
•    Brasil: segundo domingo de Agosto
•    Bulgária: 20 de Junho
•    Dinamarca: 5 de Junho
•    República Dominicana: último domingo de Junho
•    Coréia do Sul: 8 de maio
•    Lituânia: o primeiro domingo de Junho
•    Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
•    Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
•    Paraguai: 17 de Junho
•    Polônia: 23 de Junho
•    Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra, Moçambique e Listenstaine, Guiné-Bissau, Bolívia : 19 de Março
•    Rússia: 23 de Fevereiro
•    Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
•    Taiwan: 8 de Agosto

Fonte: Wikipedia

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NUMISMATA = COLECIONADOR DE NOTAS OU MOEDAS?




Numismática (do grego clássico νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas.

Por numismática entende-se o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como por exemplo as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).
Ciência numismática

A preocupação principal da numismática é a moeda, enquanto peça cunhada.

Cabe ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos e buscando nelas diferentes informações. Durante esse processo o numismata fará uso de conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a cronologia, a metrologia, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a iconografia, a geografia, a economia, noções dos processos de metalurgia e da evolução nas artes, entre outros campos que podem ser abordados.



A descrição acima é do artigo Numismática da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.