História
O primeiro a realizar experimentos com um balão para que
este se tornasse um meio de transporte foi o jesuíta brasileiro Bartolomeu de
Gusmão, também conhecido como o "Padre voador". Iniciou seus estudos
para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção à
família real portuguesa. Diz-se que ele conseguiu voar num balão cerca de um
quilómetro (desde o Castelo de S. Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa), no
entanto não existem provas documentais. Apenas em 1783 foi documentado um balão
capaz de transportar pessoas, sendo eles os irmãos franceses Jacques e Joseph
Montgolfier em 1783.
Tipos de balões
Há três tipos principais de balões:
• Balões de
ar quente: obtêm seu poder de flutuação através do aquecimento do ar em
temperatura ambiente. Eles são os tipos de balões mais comuns atualmente.
• Balão a
gás: são balões enchidos com um gás não aquecido tal como:
-Hidrogênio - não usado em aeronaves desde o desastre de
Hindenburg devido a sua inflamabilidade, mas é ainda utilizado largamente no
balonismo amador, alguns grandes balões científicos não tripulados e
praticamente usado universalmente em balões meteorológicos.
-Hélio - o gás utilizado para todos os dirigíveis e para a
maioria dos balões dirigíveis nos Estados Unidos.
-Amônia - infrequentemente usado devido suas características
cáusticas e limite da altura atingida.
-Gás de carvão - utilizado no princípio do balonismo,
altamente inflamável.
• Balões de
Rozier: utilizam ambos gases aquecidos e não aquecidos para subir. O mais comum
uso moderno desse tipo de balão é em recordes de voos a longa distância tais
como as recentes circunavegações em balões.
Fonte - Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário