quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os trabalhadores da democracia


Para que uma eleição aconteça, é necessária a colaboração da sociedade para desempenhar inúmeras atividades que, por lei*, não podem ser executadas por servidores da Justiça Eleitoral. Dentre essas atividades, destaca-se a do Mesário.



 
Fui convocado para ser mesário este ano, e fui com toda a boa vontade para o treinamento. Tive uma surpresa, mais de 500 pessoas para entrar no auditório, sendo organizada por um seis ou sete funcionários do TSE, total desorganização. Não tinha ninguém dando informação. O que era para começar as 17:30 deu inicio as 18:30. Passaram dois vídeos de treinamento e depois começariam a tirar as duvidas. Como sempre tem aqueles desocupados que começam a falar coisas sem sentido, prolongado o curso. Fica aqui meu questionamento. Porque não se marca o treinamento na escola que se ira trabalhar, o numero e reduzido próximo a sua residência e fica bem mais fácil de tirar as duvidas.
Para um evento de tamanha importância, as pessoas não são preparadas devidamente.

Pense nIsso...

Segue o link do vídeo que poderia ter visto em casa:
http://www.youtube.com/watch?v=HVSpnzIdyCQ

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DIA DO FOLCLORE

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".


Para que serve?

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.



Qual a origem da palavra "folclore"?

A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fato histórico do dia 21 de agosto

Maluco Beleza







Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas, um dos grandes músicos brasileiros. "Raulzito" gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. Seu estilo fundiu o rock com todos os ritmos brasileiros, do xote ao baião.

Saiba mais sobre o musico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Você Sabia que hoje 08/08 e comemorado o dia do Balonismo.








História

O primeiro a realizar experimentos com um balão para que este se tornasse um meio de transporte foi o jesuíta brasileiro Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como o "Padre voador". Iniciou seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção à família real portuguesa. Diz-se que ele conseguiu voar num balão cerca de um quilómetro (desde o Castelo de S. Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa), no entanto não existem provas documentais. Apenas em 1783 foi documentado um balão capaz de transportar pessoas, sendo eles os irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier em 1783.

Tipos de balões

Há três tipos principais de balões:

             Balões de ar quente: obtêm seu poder de flutuação através do aquecimento do ar em temperatura ambiente. Eles são os tipos de balões mais comuns atualmente.
             Balão a gás: são balões enchidos com um gás não aquecido tal como:
-Hidrogênio - não usado em aeronaves desde o desastre de Hindenburg devido a sua inflamabilidade, mas é ainda utilizado largamente no balonismo amador, alguns grandes balões científicos não tripulados e praticamente usado universalmente em balões meteorológicos.
-Hélio - o gás utilizado para todos os dirigíveis e para a maioria dos balões dirigíveis nos Estados Unidos.
-Amônia - infrequentemente usado devido suas características cáusticas e limite da altura atingida.
-Gás de carvão - utilizado no princípio do balonismo, altamente inflamável.
             Balões de Rozier: utilizam ambos gases aquecidos e não aquecidos para subir. O mais comum uso moderno desse tipo de balão é em recordes de voos a longa distância tais como as recentes circunavegações em balões.

Fonte - Wikipedia

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saiba um pouco do Dia dos Pais

O dia dos pais e comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto, por causa do publicitário Sylvio Bhering que comemorou o primieor dia  dos Pais em 1953 e uma data estritamente comercial, pois não tem um significado simbólico. A história nos conta que em 1909, nos Estados Unidos, Sonar Luize quis homenagear seu Pai por ter criado ela, seus irmão e irmãs sozinhos. Sua mãe morreu durante o parto do sexto filho. Nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho.

No entado o verdadeiro dia dos pais deveria ser comemorado como em Portugal no dia  19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo). O modelo de Pai que devemos seguir e honrar.



Outros países que comemora no terceiro domingo de Junho são:

África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Malásia, Malta, México, Paraguai, Peru, Reino Unido, Turquia, Uruguai e Venezuela.

Países que celebram em outras datas:

•    Alemanha: 20 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
•    Áustria: segundo domingo de Junho
•    Austrália: o primeiro domingo em Setembro
•    Bélgica: dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
•    Brasil: segundo domingo de Agosto
•    Bulgária: 20 de Junho
•    Dinamarca: 5 de Junho
•    República Dominicana: último domingo de Junho
•    Coréia do Sul: 8 de maio
•    Lituânia: o primeiro domingo de Junho
•    Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
•    Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
•    Paraguai: 17 de Junho
•    Polônia: 23 de Junho
•    Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra, Moçambique e Listenstaine, Guiné-Bissau, Bolívia : 19 de Março
•    Rússia: 23 de Fevereiro
•    Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
•    Taiwan: 8 de Agosto

Fonte: Wikipedia

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NUMISMATA = COLECIONADOR DE NOTAS OU MOEDAS?




Numismática (do grego clássico νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas.

Por numismática entende-se o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como por exemplo as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).
Ciência numismática

A preocupação principal da numismática é a moeda, enquanto peça cunhada.

Cabe ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos e buscando nelas diferentes informações. Durante esse processo o numismata fará uso de conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a cronologia, a metrologia, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a iconografia, a geografia, a economia, noções dos processos de metalurgia e da evolução nas artes, entre outros campos que podem ser abordados.



A descrição acima é do artigo Numismática da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Moedas para coleção.

No meu tempo, coleção em moedas era um hobby. No decorrer dos anos as pessoas recolhiam as moedas de vários valores, países e anos e guardavam dentro de uma caixa ou envelopes especiais para colecionadores. Isso tudo não tinha preso pré-estabelecido no mercado. Quando alguém cobrava era um preço simbólico, algo que se podia pagar. Com o decorrer dos tempos ela terá seu preço no mercado dos colecionadores.
Hoje lendo o jornal achei um absurdo o que o Banco Central esta propondo para homenagear os Jogos Olímpicos de 2016.  Cobrar o valor de RS 195,00 em uma moeda de cinco reais, que não ira nem entrar em circulação é querer levantar dinheiro fácil. Serão cinco mil peças cunhadas em prata. Faça a conta de quanto dinheiro ira ser arrecado. Isso mesmo R$ 975.000,00 mil reais. Como diria o jornalista Boris Casoy (Isto e uma vergonha).

Coleção tem seu valor sim? Mais não deste jeito.
Texto retirado da Tribuna Hoje

http://www.tribunahoje.com/noticia/34724/brasil/2012/07/27/bc-lanca-moedas-em-homenagem-as-olimpiadas-de-2016.html

Segundo o BC, uma das moedas a ser lançada é a bimetálica especial de R$ 1, que traz no núcleo prateado a legenda "Brasil" com a logomarca dos Jogos Rio 2016 e, no centro da composição, a Bandeira Olímpica. No anel dourado, encontram-se as legendas Entrega da Bandeira Olímpica e Londres 2012-Rio 2016.
Dos 2,016 milhões de moedas a serem produzidas, uma parte será comercializada em embalagens especiais para colecionadores por R$ 9,50. O restante será colocado em circulação por meio dos bancos.
Será produzida também moeda comemorativa, em prata, no valor de R$ 5. A tiragem inicial é 5 mil peças. De acordo com o BC, a Bandeira Olímpica ocupará o centro da composição, que será completada com a legenda Entrega da Bandeira Olímpica e a logomarca dos Jogos Rio 2016. No reverso, tem ilustração alusiva a dois ícones das cidades olímpicas: a Tower Bridge, representando Londres, e o Cristo Redentor, representando a cidade do Rio de Janeiro.
A composição terá ainda as legendas Londres 2012-Rio 2016 e Brasil. A moeda especial de R$ 5 não vai entrar em circulação, diferentemente da de R$ 1. No caso, os colecionadores podem comprar por R$ 195 cada unidade.
O lançamento é fruto de trabalho conjunto entre o Banco Central, a Casa da Moeda e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Segundo o BC, uma das moedas a ser lançada é a bimetálica especial de R$ 1, que traz no núcleo prateado a legenda "Brasil" com a logomarca dos Jogos Rio 2016 e, no centro da composição, a Bandeira Olímpica. No anel dourado, encontram-se as legendas Entrega da Bandeira Olímpica e Londres 2012-Rio 2016.
Dos 2,016 milhões de moedas a serem produzidas, uma parte será comercializada em embalagens especiais para colecionadores por R$ 9,50. O restante será colocado em circulação por meio dos bancos.
Será produzida também moeda comemorativa, em prata, no valor de R$ 5. A tiragem inicial é 5 mil peças. De acordo com o BC, a Bandeira Olímpica ocupará o centro da composição, que será completada com a legenda Entrega da Bandeira Olímpica e a logomarca dos Jogos Rio 2016. No reverso, tem ilustração alusiva a dois ícones das cidades olímpicas: a Tower Bridge, representando Londres, e o Cristo Redentor, representando a cidade do Rio de Janeiro.
A composição terá ainda as legendas Londres 2012-Rio 2016 e Brasil. A moeda especial de R$ 5 não vai entrar em circulação, diferentemente da de R$ 1. No caso, os colecionadores podem comprar por R$ 195 cada unidade.
O lançamento é fruto de trabalho conjunto entre o Banco Central, a Casa da Moeda e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Diferença ao Extremo


Como pode haver tanta diferença dentro de uma Igreja.

Escrevo isso pelo fato que presenciei esta semana na Avenida Brigadeiro Luis Antonio.

Estava no meu horário de almoço, passeado quando me deparo com um arauto do evangelho, num Clio zero saindo deu clinica particular. E outro dia com um irmão da toca saído de um hospital publico indo para o ponto de ônibus.

Minha pergunta e: onde estão os votos de pobreza que todos os consagrados e leigos consagrados deveriam seguir.

Porque ha comunidades com diferenças ao extremo de valores? Quem deveria acompanhar isso?

Fica aqui registrado a minha manifestação e estou aguardando um explicação plausível sobre este assunto.

Conheça um pouco mais sobre as comunidades.

www.tocadeaasis.org.br

www.arautos.org

domingo, 8 de julho de 2012

Os doze apóstolos originais estão listados em Mateus 10:2-4: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”.


Simão Pedro - Nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia; Era pescador de profissão; Foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as epístolas que levam seu nome; Tinha pouco estudo, impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos; Morreu em Roma, crucificado de cabeça para baixo;


André - Também era de Betsaida; Era sócio de seu irmão Pedro na indústria da pesca; Foi um homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo; Foi quem apresentou Pedro à Jesus. Um dos primeiros discípulos e também o primeiro missionário no estrangeiro; Morreu martirizado na Acássia, onde pregou. Foi crucificado em uma cruz em forma de “X’’.

Tiago (Filho de Zebedeu) - Era de Betsaida, onde trabalhava com a pesca; Tinha personalidade forte e ambiciosa; Foi um dos mais íntimos discípulos de Jesus. Pregou na Judéia; Tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos, morrendo pela espada de Herodes Agripa I.

João -  Também era de Betsaida e trabalhava com seu irmão Pedro na pesca; A princípio era de espírito exaltado e indisciplinado; Fazia parte, também do rol dos discípulos mais chegados ao Mestre. Trabalhou pregando em Jerusalém. Escreveu o evangelho e as epístolas que levam seu nome, e também o Apocalipse. Terminou seu ministério em Éfeso e Ásia Menor; Morreu de morte natural, provavelmente com 100 anos de idade, o único que não foi martirizado.

Filipe -  Nascido em Betsaida, provavelmente exercia a profissão de pescador; Possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo; Teve um brilhante ministério na Ásia Menor, trabalhou também na Frigia; Foi sepultado em Hierápolis, desconhece-se, porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir.

Bartolomeu - Era de Caná da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Foi uma pessoa em quem não se via dolo, fraude, era honesto (Jo 1:47); Acredita-se que tenha trabalhado na Índia e na Grande Armênia; De acordo com o martirológio romano, ele foi esfolado vivo pelos Bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através da decapitação.

Tomé - Originário da Galiléia, onde era pescador por profissão; Foi uma pessoa determinada, mas no momento propício não creu na ressurreição de Jesus; Trabalhou pregando o evangelho na Síria, na Pártia, na Pérsia e na Índia; Sobre sua morte há duas versões, uma diz que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, e a outra, é de que foi torturada próxima a Madras.

Mateus - Era de Cafarnaum, onde trabalhava como cobrador de impostos (publicano). Podemos observar sua humildade quando seu nome aparece na lista dos Apóstolos após Tomé (Mt 10:3), em outras listas aparece antes de Tomé. O fato de ter abandonado a sua profissão que apesar de ser mui desprezada, também, demonstrava sua humildade. Recebeu poderes apostólicos de milagres e sinais. Esteve no cenáculo em Jerusalém (At 1:13 e 14) após a ascensão de Jesus ao céu. Escreveu o evangelho que leva o seu nome. Ao que se presume trabalhou em prol do evangelho na Judéia, no Egito, na Etiópia e na Pártia. A igreja ocidental o alista entre os mártires.

Tiago (Filho de Alfeu) - Originário da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Era o mais jovens dos apóstolos; Escreveu a epístolas que leva o seu nome, pregou na Palestina e no Egito;Há duas versões sobre sua morte, uma é que os judeus o expulsaram do templo e o apedrejaram, morrendo por fim através de um golpe de paulada; a segunda hipótese é de que foi crucificado no Egito.


Tadeu - Nascido na Galiléia, a sua profissão também é desconhecida; Era bastante temeroso e um pouco incrédulo; Escreveu a epístola que leva o seu nome, pregou em Edessa na Síria, na Arábia e na Mesopotâmia; Morreu martirizado na Pérsia.

Simão - o Zelote - Originário da Galiléia, a sua profissão está também entre as desconhecidas; Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministério; Pregou o evangelho na Pérsia; Morreu crucificado.


Judas Iscariotes - Nasceu na Judéia, provavelmente em Queriote-Hesrom; Sua profissão é desconhecida, mas é provável que tivesse uma formação administrativa, que fez com que exercesse o cargo de tesoureiro do grupo; Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico; Suicidou-se após ter traído Jesus.


                Você leu o capitulo acima que narra à escolha dos discípulos de Jesus, na sequencia quis passar um pouco da historia de cada um que transcrevi do site:


                Podemos ver que cada um tinha uma qualidade mais também tinha seus defeitos, e foi por isso que foram escolhidos. Jesus capacita os escolhidos com os dons que cada qual precisa. 

E tudo tem seu motivo. Judas já estava desde sua escolha, destinado a trair Jesus. Senão, não conheceríamos a vida do Salvado e seus milagres. Tudo que aconteceu na vida publica de Jesus foi narrado nos livros dos profetas no antigo testamento. Desde seu nascimento ate sua morte onde nenhum osso seria quebrado, e era do costume romano quebras os joelhos dos que eram crucificados.
Se mesmo Jesus sendo filho de Deus, teve as provações da vida. O que diremos nós? O que quero narrar hoje pra vocês, e que nós também podemos ser agraciados com a escolha do Senhor, não porque merecemos, mas sim porque precisamos. Através Dele podemos corrigir nossos erros e através da nossa vida, damos testemunhos de vida, que e falado por vários homens de Deus, que assim se intitulam.
O verdadeiro homem de Deus e aquele que pratica o bem sem esperar nada em troca, assim foram os discípulos.

Espero que através desta narrativa você possa procurar a Deus, em sua casa, em seu trabalho, em seu circulo de amizades, onde quer que seja. Não por mim, não por qualquer um. Mas sim pela vontade de seu coração.

Paz e Bem a todos.


Maria Madalena

Prostituta ou Vitima da Sociedade?
O que sabemos sobre Maria Madalena?

O evangelho de João – Capitulo 8, Versículos de 1 a 11 nos transcreve a passagem onde uma mulher e pega em adultério, ela e levada para o meio da rua e seria apedrejada pelo povo. Mas aparece Jesus, se coloca entre ela e a multidão e exclama:
-Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra.
Após estas palavras um há um vai largando sua pedra e seguindo seu caminho.
Jesus Disse:
-Mulher vá e não torne mais a pecar.
Depois disso Madalena se tonar seguidora de Jesus.
Mas o que sabemos desta mulher?
Nada.
Você pode estar enganado!
Maria Madalena era uma mulher de posses, por não poder ter um filho de seu marido ele toma tudo o que e dela, e a põem na rua.
Para sobrevir ela se envolve com um general romano, de que fica gravida. Também e largada por ele, pois o general não acredita que o filho e dele. Após isso e violentada pelos soldados daquele general.

Então fica a pergunta?
Ela era prostituta ou foi vitima da sociedade?
Antes de julgar alguém, conheça a sua historia, sua vida.
Assista ao Filme: Maria Madalena e conheça a historia da mulher que segui-o Jesus.

Paz e Bem a todos.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que é a Bíblia – Parte II

Além das divisões Antigo Testamento e Novo Testamento segue abaixo uma pequena explicação.
Livros da Bíblia no Antigo Testamento

Pentateuco
Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.
Todos os livros foram escritos por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C.
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio

Livros históricos
Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista da palestina, a terra prometida.
Histórias de grandes Reis como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros.
O estudo desses livros é importante para termos uma melhor compreensão não só sobre os conflitos atuais entre Israel e Palestinos, bem como quem é Israel e o que ele representa para as demais nações do mundo.
Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester

Livros Poéticos
O termo poético é devido ao gênero desses livros. São compostos por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
O livro de Jó traz um grande exemplo de paciência e esperança em Deus. Salmos é repleto de louvores que expressam a grandeza e a misericórdia de Deus. Provérbios e Eclesiastes são livros que contém ensinamentos e conselhos para nossa vida.
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão

Livros proféticos
Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles. Também não é levando em conta a importância da mensagem, já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo, ocorre que os profetas maiores, profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre as suas profecias.

Profetas maiores
Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel

Profetas menores
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias

Livros da Bíblia Novo Testamento

Os Evangelhos
Os quatros evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles foi destinado a um povo, levando em conta o conhecimento que cada povo tinha de Deus ou de Jesus Cristo.
O evangelho de Mateus foi escrito para os judeus e tinha como propósito mostrar que Jesus era o messias enviado por Deus.
O Evangelho de Marcos foi escrito para os romanos e apresenta Jesus como servo.
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios e teve como propósito mostrar Jesus como o    Salvador.
O Evangelho de João foi escrito para a igreja. Este Evangelho é o mais recente, foi escrito no final do primeiro século e teve como propósito mostrar que Jesus é o filho de Deus.
O Livro Histórico
Atos dos Apóstolos
O livro de Atos é um relato do inicio da igreja de Jesus Cristo na terra.
Cartas de Paulo
As cartas de Paulo são ensinamentos valiosíssimos para a igreja atual. Nela encontramos um vasto ensino sobre a salvação, o papel da igreja e não poucas vezes exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus.
Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito e Filemom

Cartas de outros Apóstolos
Com exceção de Hebreus, que alguns acreditam ter sido escrita também por Paulo, essas cartas tem como autores os demais Apóstolos de Jesus Cristo, a saber: Pedro, João, Tiago e Judas.
Hebreus (alguns teólogos atribuem a Paulo a Carta aos Hebreus), Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.



O Livro profético
Apocalipse é o último livro da Bíblia e foi escrito por João, o mesmo que escreveu o Evangelho segundo João e as três cartas I, II e III João. João foi um dos três apóstolos mais ligados a Jesus (Pedro, Tiago e João) e escreveu este livro já no final de sua vida, no final do primeiro século.
É um livro de difícil compreensão, mas de uma importância enorme, já que mostra como será o final dos tempos, o julgamento de todas as nações, a salvação dos justos e a condenação dos pecadores.
Apocalipse

Esta referencia e sobre a Biblia Catolica.