terça-feira, 29 de novembro de 2011

11º. DIA - ESPERAR EM DEUS NÃO É PERDER TEMPO

“Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados – cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um Sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É Sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: „Pega tua cama e anda‟”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: „Pega tua cama e anda‟?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de Sábado”.
( Jo 5, 1-16)
Você é capaz de imaginar o que é esperar por uma grande bênção por trinta e oito anos? Pode imaginar quantas vezes se temvontade de desistir do sonho e se resignar com aquilo que parece não ter mais jeito?
A Palavra de Deus nos fala hoje de um homem paralítico que por todo esse tempo esteve à beira da piscina de Betesda esperando a sua vez de ser curado. Talvez ele tenha sido levado para lá por alguns amigos bondosos que, certamente, desistiram de esperar por sua cura. O que devia se passar no coração desse homem a cada vez que alguém entrava nas águas milagrosas antes dele? Quantas pessoas ele viu morrer ao seu lado, quantas viu ir embora sem a cura nas mãos? Mas ele permaneceu, talvez por não ter mais para onde ir, até que Jesus, o Médico dos médicos, passou ao seu lado.
Apesar dos lamentos e justificativas (como se o paralítico se sentisse culpado pelo seu próprio sofrimento e quisesse explicar por que ainda estava ali, doente), o Senhor termina por curá-lo, como sinal de grande misericórdia para com aquele homem que não desistiu de sua bênção.
Há quanto tempo você espera por uma mudança em sua vida? Apesar de todo cansaço, apesar de muitos, talvez, já terem desistido, não pense que seu tempo está sendo perdido: Jesus sabe de suas necessidades e está perto para ouvir e responder. Esperar pela graça de Deus não é perder tempo, como também não é inútil o tempo da gestação de um novo ser no ventre da mãe ou o tempo da germinação da semente na terra. Deus está trabalhando você no mais íntimo, para ser capaz de receber e multiplicar a Sua bênção. Não desista de ser feliz com o auxílio do Senhor. Viva o dia de hoje com esperança; talvez a bênção já esteja plantada em você e comece a dar frutos pela sua confiança e perseverança no Senhor.
Ore entregando o seu tempo ao Senhor:

Amado Pai, tenho lutado insistentemente por Tua bênção em minha vida. Tenho lutado para ser feliz segundo o Teu coração. Algumas vezes, desanimado, já pensei em desistir. Mas hoje recobro o meu vigor e me encho de esperança. Vou viver esse dia na serena alegria da Tua presença, crendo que algo bom de Deus já está em curso na minha vida. Não direi mais que meu tempo está sendo perdido ou que não tenho um propósito para viver. Meu propósito hoje é glorificar o Senhor em cada pequeno ato que vou realizar, não perdendo nenhuma oportunidade de amar e me sentir amado por Deus. Obrigado, Pai, porque sempre tens cuidado de mim, dando-me tudo que necessito para começar a ser feliz ainda hoje. Faremos juntos, Senhor, desse dia de hoje, um motivo a mais para não desistir. Amém.

Retirado do Livro:
BASTA UMA PALAVRA
Pe. Antonio José

Nenhum comentário:

Postar um comentário